Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

LIXO

Esse problema tem solução?

Atividades humanas geram lixo. Esteja onde estiver, o ser humano produz resíduos: em casa, nas indústrias, nos estabelecimentos comerciais, nas escolas, nos hospitais ou no campo, cultivando alimentos ou criando animais.

Nos últimos séculos, o desenvolvimento de novas tecnologias e a adoção de um modelo econômico baseado na produção e no consumo em grande escala incrementaram a produção de lixo. Ao lado disso, as áreas disponíveis para deposição do lixo tornaram-se escassas e a sujeira acumulada tem aumentado a poluição do solo, das águas e do ar, além de piorar as condições de saúde das populações.


Haja vida longa!

Tempo necessário para a decomposição natural de alguns materiais

Papel - 3 meses, no mínimo
Madeira - 6 meses
Matéria orgânica - 2 a 12 meses
Cigarro - 1 a 2 anos
Chiclete - 5 anos
Latas de aço - 10 anos
Embalagem longa vida - mais de 100 anos
Plásticos - mais de 100 anos
Pneus - mais de 100 anos
Latas de alumínio - mais de 1.000 anos
Vidro - mais de 10.000 anos

Felizmente, existem soluções para dispor o lixo de maneira mais adequada, porém essas soluções dependem do engajamento das pessoas e de políticas públicas que garantam o correto destino e tratamento do lixo. Veja alguns destinos e tratamentos possíveis para o lixo:

Aterro sanitário
Usina de compostagem
Reciclagem e reutilização
Incineração

Aterro sanitário

Aterros sanitários são grandes terrenos onde o lixo é depositado de modo adequado, procurando-se minimizar ao máximo os problemas ambientais e de saúde pública decorrentes dessa armazenagem. São feitos sobre terreno impermeabilizado para evitar infiltração de materiais tóxicos no solo e lençóis freáticos. As camadas de lixo depositadas são cobertas com terra e outros materiais inertes, evitando mau cheiro, presença de moscas e outros animais.

Usina de compostagem

Esse pode ser o destino de grandes quantidades de lixo domiciliar. A compostagem é um processo de decomposição biológica da matéria orgânica presente no lixo, por meio da ação de microorganismos existentes nos resíduos, em condições adequadas de aeração (processo de renovação do ar de um ambiente; ventilação), umidade e temperatura. O resultado desse processo é o composto orgânico. Uma tonelada (1.000 Kg) de lixo doméstico rende cerca de 500 Kg de composto orgânico.

Reciclagem e reutilização

A superprodução de lixo e o descarte prematuro de materiais que ainda cumprem a sua finalidade ou que são passíveis de reutilização ou reciclagem podem refletir uma atitude marcada pelo desperdício.

Incineração

Este é o destino mais adequado para o lixo hospitalar, já que o grau de contaminação desse tipo de resíduo é bastante grande.